5 dicas de como planejar o pagamento do décimo terceiro salário - Artigo / Cursos Módulos

5 dicas de como planejar o pagamento do décimo terceiro salário

  • Cursos Módulos
  • /
  • 22/11/2018

5 dicas de como planejar o pagamento do décimo terceiro salário

Dentre as diversas obrigações decorrentes da legislação que devem ser pagas por empresas, uma das mais importantes é o décimo terceiro salário.

Esse pagamento é essencial para a manutenção do equilíbrio financeiro de qualquer negócio. Quer saber o porquê? Neste artigo, explicamos a real importância de pagar o décimo terceiro salário, além de listar as 5 melhores dicas para planejá-lo!

A relevância do pagamento do décimo terceiro salário

O pagamento desse direito é inevitável, caso a empresa não pague corretamente esse encargo na data correta, poderá ter que pagá-lo acompanhado de outros passivos trabalhistas e multas em eventual litígio processual ajuizado pelo ex-funcionário.

Por essa razão, é importante se planejar, evitando desgastes com os seus colaboradores e o pagamento de multas. Dessa forma, a falta do planejamento faz com que o gestor se depare com gastos excessivamente elevados ao final do ano, o que gera desequilíbrio financeiro e pode deixar a conta no vermelho.

Dicas para o planejamento do décimo terceiro salário

Em razão da importância do tema, trazemos as 5 melhores táticas para antecipar esses custos e evitar os problemas listados, confira-as abaixo.

1. Organizar o pagamento com meses de antecedência

Os finais de ano podem ser bastante conturbados para as empresas, os gestores precisam planejar férias dos funcionários, preparar-se para o aumento no fluxo de vendas, cobrir feriados etc.

Não é recomendável deixar que o pagamento do 13º salário seja mais uma preocupação para o fim de ano. Para isso, organize o pagamento e constitua reservas com meses de antecedência, faça os cálculos antecipadamente e aproveite os picos de faturamento para reservar o capital necessário.

2. Ficar atento aos encargos tributários

Faz-se essencial saber que, para o empregador, o 13º salário não constitui apenas o pagamento ao funcionário. Devem ser incluídos no planejamento o pagamento de tributos como:

  • INSS patronal;
  • recolhimento relativo ao FGTS;
  • imposto de renda retido na fonte (IRRF), se incidente.

3. Ter atenção aos prazos de pagamento

Outro detalhe relevante consiste no fato de que o 13º salário tem um prazo certo para ser pago e é dividido em parcelas. A primeira parcela é paga entre primeiro de fevereiro e 30 de novembro ou em razão de pedido de férias do empregado.

Nessa primeira parcela não há incidência do INSS ou IRRF. O FGTS sobre a parcela é recolhido até o dia 07 de dezembro se pago em novembro e, se for paga por ocasião de férias, até o mês subsequente.

Quanto à segunda parcela, é paga até o dia 20 de dezembro. Aqui há incidência do INSS e IRRF sobre o valor total do décimo terceiro salário. Quanto ao FGTS, o valor dessa parcela é recolhido até o dia 7 de janeiro.

4. Realizar provisionamentos mensais

Uma forma prática de organizar o pagamento é reservar 1/12 do salário do funcionário a cada mês. Por exemplo, se o funcionário recebe R$ 1.500,00 mensalmente, deve-se reservar R$ 125,00 para pagar o 13º salário, acrescido dos encargos listados anteriormente.

5. Pensar na possibilidade de recorrer a empréstimos bancários

Empréstimos nem sempre devem ser vistos como um problema para as finanças da empresa. Caso a empresa não tenha condições de arcar com o décimo terceiro salário, é mais vantajoso assumir uma dívida para financiar seu pagamento do que deixar de fazê-lo.

Vários bancos oferecem antecipação do 13º salário com taxas de juros que variam entre 1,99% a 4,36% ao mês, dependendo do tamanho da empresa.

É importante estabelecer processos estruturados e claros para garantir a efetividade do pagamento do décimo terceiro salário. Com as dicas acima, você sabe como evitar problemas legais e prejuízos financeiros decorrentes desse direito.

Ficou com alguma dúvida acerca do pagamento do 13º salário? Conta para a gente! Deixe um comentário aqui no post!

Tags: décimo terceiro salário, planejamento , INSS , FGTS, IRRF



Comentários
Newsletter

Receba nossa Newsletter

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.
Siga nosso Facebook

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2050
Sobre Loja A (SL A)
São Paulo - SP

(11) 3285-4620
 (11) 99517-1666 (WhatsApp)