Atualização dos colaboradores: cursos in company são uma opção? - Artigo / Cursos Módulos

Atualização dos colaboradores: cursos in company são uma opção?

  • Cursos Módulos
  • /
  • 11/10/2018

Atualização dos colaboradores: cursos in company são uma opção?

É por meio da atualização dos colaboradores e do desenvolvimento de competências que as empresas são capazes de implementar processos inovadores, fidelizar e conquistar clientes, além de explorar novos mercados com mais propriedade.

A evolução do capital humano tem sido encarada de forma cada vez mais estratégica pelas corporações. Pensando nisso, conversamos com a diretora comercial da Cursos Módulos, Viviane Caravieri, sobre os cursos in company. Continue a leitura deste artigo e conheça o treinamento que tem como grande diferencial a possibilidade de customização!

O que são cursos in company?

Os cursos in company são realizados dentro da própria empresa, tendo como princípio atender às necessidades da organização. Os treinamentos são preparados para um grupo selecionado de colaboradores, que trarão para a “sala de aula” as dúvidas e os conflitos que eles vivenciam no dia a dia.

O programa é adaptado a partir das necessidades que as companhias enviam. Depois da preparação, a equipe de instrutores vai até o local e inicia o treinamento. A capacitação se resume em avaliar o atual cenário e expor as principais soluções para a empresa.

É importante que as organizações enviem um briefing para que seja possível compreender o segmento, saber o número de colaboradores, o setor do treinamento em foco, entre outras questões. Assim, a demanda da empresa pode ser atendida de forma customizada, em prol do desenvolvimento e da resolução de problemas e dúvidas.

Quais são as vantagens desse modelo de curso?

A principal vantagem para as empresas que buscam a atualização dos colaboradores está no treinamento customizado, com base nas demandas organizacionais, como expectativas, ajustes, mudanças, entre outros aspectos.

Quando trabalhamos com um treinamento aberto, ou seja, um treino que mescla pessoas de várias empresas e segmentos, ficamos restritos a permear no habitat de cada organização. Nesse caso, são passados os principais conceitos, as legislações, os procedimentos e os exercícios para os colaboradores de vários segmentos.

Já no treinamento in company — totalmente segmentado para determinada empresa e seus colaboradores — é diferente. Os temas abordados têm relação com a legislação específica para o segmento, podendo gerar uma possível redução de impostos, qualificação da rotina e otimização do trabalho voltado para esse setor.

Nossa realidade é muito dinâmica quanto a atualização dos colaboradores, seja na parte contábil, trabalhista ou tributária, com alta demanda de qualidade e eficiência. Por isso, é fundamental que as empresas realizem essas capacitações.

Outra vantagem em relação à turma aberta é que os cursos in company contemplam vários colaboradores em vez de serem focados apenas em um. Durante esses treinamentos, o instrutor passa os processos, as dinâmicas e as soluções, tudo com riqueza de detalhes e de acordo com o segmento da empresa, para que a equipe se fortaleça ainda mais.

Para os colaboradores, é possível citar duas vantagens principais: a comodidade e o aproveitamento. Eles não precisam se deslocar e estão no próprio ambiente de trabalho para aprender, onde poderão ouvir as orientações adaptadas do instrutor.

Além disso, o colaborador receberá um conteúdo adaptado à sua rotina, o que facilita ainda mais o seu trabalho, já que o treinador instrutor passa todas as informações com base nas necessidades da empresa.

Como ocorre o desenvolvimento do curso e a atualização dos colaboradores?

O treinamento é adaptado de acordo com cada departamento. Para um treino na área fiscal, por exemplo, toda a equipe é reunida e colocada em uma sala para fazer a preparação, entender a realidade e, com base nisso, promover a aula.

Como é solicitada uma proposta, existe um trabalho prévio de estudo de caso para encontrar possíveis soluções e ensinos necessários. Por isso o briefing é tão importante: para entender a fundo as necessidades da empresa.

Em um trabalho recente, a Cursos Módulos treinou uma grande construtora. De acordo com a diretora comercial, Viviane Caravieri, os engenheiros estavam gastando muito com retrabalho na obra e comprando materiais que não tinham uma carga tributária baixa. Por isso, a empresa queria promover a redução de custos:

Nosso objetivo foi dar uma aula básica de contabilidade com base nos números da empresa, e explicamos, por meio de dados, quais eram os melhores produtos para ter uma carga tributária menor e menos custos, rentabilidade do trabalho, bem como as consequências de atrasar uma obra, entre outros aspectos.

Outros exemplos são os treinamentos de noções gerais de tributos para compradores, em que a empresa reúne o grupo de compradores e eles falam quais são os tipos e valores das compras. Com isso, é possível analisar e dar o feedback sobre a tributação do produto e como realizar a compra, tudo de acordo com a necessidade e de forma a reduzir os custos com a carga tributária.

Os cursos in company têm uma aceitação excelente no mercado, pois a experiência é muito rica para quem participa. Geralmente são apresentados balanço e notas fiscais para ajudar na busca por soluções.

Cursos in company são recomendados para qualquer empresa?

Não existem restrições e qualquer empresa pode participar — o ideal é apenas que o treinamento in company seja feito com grupos de no mínimo 10 participantes, como já dissemos. No entanto, independentemente do número de colaboradores, qualquer organização que precise de conscientização e conversas de maneira geral pode aplicar o curso.

Algumas companhias não optam pelo in company e justificam que não acham esses treinamentos necessários. No entanto, quando se proporciona somente a um colaborador a oportunidade de treinamento, apenas uma pessoa é capacitada, o que aumenta os riscos de insucesso, já que com muita dificuldade uma única pessoa passará todo conhecimento adquirido para sua equipe.

Em grupo, tudo é diferente. O curso in company treina todo um time e a empresa corre menos riscos, pois todas as pessoas da equipe foram bem instruídas para evitar problemas futuros.

Todas as áreas podem participar dos cursos, mas as mais requisitadas são a contábil, a tributária e a trabalhista.

O que esperar de um curso in company?

As empresas procuram esse treinamento principalmente porque precisam se atualizar — em função da alta demanda do mercado. Hoje, por consequência da demanda legislativa, os riscos de autuações são grandes, o que causa uma preocupação constante.

A medida pode ser preventiva ou não, pois em alguns casos a companhia já pode ter sofrido algum prejuízo. Por isso, o treinamento dá todo o apoio necessário ao negócio — com exemplos, imagens das telas dos programas da Receita Federal do Brasil para ensinar o passo a passo, soluções para resolver determinados problemas e como aplicar algumas ações de acordo com a legislação.

O curso pode ser presencial ou a distância, dependendo de cada negócio. O modo presencial é ideal para empresas maiores, nas quais há uma necessidade de que todos sejam treinados. Dessa forma, as organizações podem esperar uma atualização dos colaboradores rica e um conteúdo que atenda à demanda do empreendimento. Segundo Viviane:

Nossos professores estão sempre estudando e se atualizando de acordo com a rotina da legislação brasileira e com o cenário do mercado. Dessa forma, nossos clientes podem fazer os cursos e aplicar todos os ensinamentos sem receios para uma empresa em dia com a legislação.

Os cursos in company são uma opção estratégica para a atualização dos colaboradores e para agregar valor ao negócio. Esse tipo de ensino é estruturado sob medida para ir ao encontro do objetivo de qualquer organização e suprir suas necessidades de atualização.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Quer investir em um curso in company de qualidade? Então entre em contato conosco e proporcione conhecimento, atualização e desenvolvimento aos seus colaboradores!

Tags: Incompany, cursos, cursos na empresa



Cursos Relacionados

Comentários

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2050
Sobre Loja A (SL A)
São Paulo - SP

(11) 3285-4620
 (11) 99517-1666 (WhatsApp)