5 boas práticas para melhorar o relacionamento com o cliente - Artigo / Cursos Módulos

5 boas práticas para melhorar o relacionamento com o cliente

  • Cursos Módulos
  • /
  • 22/11/2018

5 boas práticas para melhorar o relacionamento com o cliente

Deixar de aplicar estratégias que aprimoram o relacionamento com o cliente é um grande erro para escritórios de contabilidade. Isso porque elas impactam diretamente nos resultados da empresa, o que consequentemente reflete em seu desenvolvimento.

Muitos gestores estruturam bem seus negócios e oferecem preços competitivos, porém não conseguem prospectar clientes ou fidelizá-los por não investir no contato com eles.

Nesta publicação, explicamos a importância do tema e, após, listamos as 5 melhores estratégias para fazê-lo. Continue a leitura e confira!

A importância de estreitar o relacionamento com o cliente

Em linhas gerais, é preciso ter em mente que a relação entre o escritório e o cliente deve ser estreita. Isso significa dizer que ela deve ser próxima e comunicativa. A atenção dos gestores fará com que o cliente se sinta conectado à empresa.

Todas essas ações geram a fidelização da clientela, o aumento da lucratividade, a estabilidade do faturamento e o estímulo a um boca a boca positivo — que são as avaliações e recomendações feitas entre familiares, amigos e conhecidos dos clientes.

Esses aspectos são voltados para melhorar o atendimento, com a finalidade de expandir a atuação do escritório no mercado e torná-lo referência em seu ramo de atuação. Faz-se importante lembrar que devem ser observadas as normas impostas pelo órgão fiscalizador da classe, o Conselho Regional de Contabilidade — CRC.

As 5 melhores práticas para aprimorar esse relacionamento

1. Investir no atendimento personalizado

Todas as pessoas gostam de ser tratadas como únicas, sendo ouvidas e compreendidas. Por essa razão, para que elas se sintam apreciadas pelo escritório, é preciso que o atendimento oferecido seja personalizado para cada um dos clientes.

Nesse sentido, colaboradores devem passar por um treinamento para que consigam identificar o comportamento dos clientes e adequar sua comunicação. Por exemplo, há pessoas que gostam de conversar com o profissional, enquanto outras preferem ter seus problemas resolvidos imediatamente.

2. Oferecer diferenciais em relação ao mercado

Diversos gestores acreditam que diferenciais em relação ao mercado se aplicam somente ao estabelecimento e ao produto ou serviço. Porém, é plenamente possível oferecer diferenciais no relacionamento com o cliente. Alguns exemplos práticos são:

  • automatizar o atendimento por meio de assistentes virtuais;

  • dar espaço para feedbacks;

  • manter um contato humanizado e amigável.

3. Explorar o pós-venda

O pós-venda é um estágio da compra importante para trabalhar a fidelização do cliente. Pode-se melhorar o relacionamento no pós-venda realizando atos como:

  • oferecer bom suporte técnico;

  • enviar newsletter de interesse do cliente, com a devida autorização;

  • pedir feedback sobre o serviço.

4. Investir na experiência do cliente

A experiência do cliente consiste em todo o processo que ele passa desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Ela pode ser aplicada diferentemente em diversas áreas de uma companhia, como no atendimento, no financeiro, no marketing etc.

Para que um escritório de contabilidade cresça e desenvolva-se, é excepcionalmente relevante que ele seja diferenciado e adequado conforme o perfil de cada cliente.

5. Ampliar os canais de comunicação

Há pouco tempo, os meios de comunicação entre as pessoas se limitavam a e-mail e telefone. Entretanto, atualmente, há inúmeros meios de contato que podem ser aproveitados para se comunicar melhor com o cliente e estreitar o relacionamento entre as partes:

  • chat — o site do escritório deve ter um espaço dedicado à troca direta de mensagens;

  • WhatsApp Business — além de permitir contato rápido, também oferece automação das conversas por meio de chatbots, que são capazes de tirar dúvidas de forma prática;

  • Messenger — similar ao acima, é uma ferramenta do Facebook que também pode ser utilizada para se comunicar melhor com o cliente;

  • Instagram — possibilita exposição de novos produtos e serviços, como também contato direto com os clientes.

As dicas expostas neste post permitirão que o relacionamento com o cliente seja aprimorado e, consequentemente, que o negócio se desenvolva mais rapidamente e de forma saudável. Nesse contexto, vale ressaltar que o esforço para melhor atender os clientes deve envolver todos os profissionais do escritório de contabilidade.

Este post foi útil para você? Aproveite que está por aqui, entre em contato conosco e conheça nossos cursos e treinamentos nas áreas contábil, tributária, trabalhista, de RH e financeira para aprimorar seus conhecimentos!

Tags: Conselho Regional de Contabilidade, CRC



Cursos Relacionados

Comentários

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2050
Sobre Loja A (SL A)
São Paulo - SP

(11) 3285-4620
 (11) 99517-1666 (WhatsApp)