Ano fiscal: você sabe como funciona? Descubra aqui!

  • Cursos Módulos
  • /
  • 06/06/2019

Ano fiscal: você sabe como funciona? Descubra aqui!

Você já ouviu falar em ano fiscal? Essa expressão é comum para quem trabalha na gestão financeira de uma organização, já que há datas em que os colaboradores apresentam os resultados do último exercício e projetam o crescimento para a próxima verificação.

Esse período tem 12 meses e é importante para conhecer os números da empresa e divulgá-los para os acionistas. Porém, não são todos os lugares que utilizam as mesmas datas do calendário tradicional.

Separamos algumas informações sobre o ano fiscal e algumas dicas importantes para você organizar o fechamento das contas da sua empresa. Continue a leitura!

O que é o ano fiscal?

O ano fiscal é o período em que as contas de uma organização pública ou privada são demonstradas, ou seja, é o período no decorrer do qual os resultados são mensurados. Nesse tempo, há o balanço da entrada e saída de recursos, o que permite acompanhar se a empresa fechou com lucro ou prejuízo o determinado exercício.

No Brasil, é obrigatório que o período comece no dia 1º de janeiro e termine no dia 31 de dezembro. A divisão comum é em quatro trimestres, após os cada qual são disponibilizados para os sócios ou acionistas os relatórios de desempenho da empresa para conhecer a realidade do negócio e planejar as metas dos próximos meses.

Quais as diferenças desse fechamento em outros países?

A distinção de ano fiscal é menos complicada no Brasil, já que o período é o mesmo do calendário. Porém, isso não se repete em outros países, o que gera uma diferenciação para as empresas multinacionais ou para os profissionais contábeis que prestam serviços para empresas estrangeiras.

Um exemplo é o Japão, onde o ano fiscal começa em 1º de abril e termina no dia 31 de março. Nos Estados Unidos, esse período corresponde a outubro–setembro, o que se aproxima ao início do ano letivo nas escolas. Portanto, na hora do planejamento, é importante conhecer essas regras para não cometer erros.

Como se organizar para o fechamento do ano fiscal?

Na data estipulada, é necessário realizar o fechamento fiscal com os resultados consolidados da empresa. Os relatórios trimestrais são importantes para conhecer esses números e traçar os objetivos para o próximo período, além de consertar os erros da última gestão. Confira algumas dicas para esse processo!

Dê atenção à escrituração contábil

escrituração contábil é o conjunto das obrigações que devem ser transmitidas à Fazenda, o que é fundamental para a gestão financeira e para o equilíbrio das contas. Na hora do fechamento, é necessário confirmar todos os valores debitados e creditados, além de conferir o saldo bancário e o recolhimento dos tributos.

Junte todas as notas fiscais

Emitir a nota fiscal é uma obrigação de todas as empresas do Brasil. A falta de organização desses documentos pode gerar distorções nos números e, na hora de apresentar algum documento para o contador ou para as autoridades, as notas fiscais podem não ser encontradas. Portanto, desenvolva maneiras de guardá-las de forma estruturada.

Calcule o lucro no período

Não importa o enquadramento da sua empresa (lucro real, lucro presumido ou Simples Nacional). O pagamento de impostos é uma das tarefas mais importantes e que podem gerar dor de cabeça para os proprietários. Todas as entradas e saídas precisam ser calculadas para conhecer o lucro e valor do imposto a pagar, o que facilita a conformidade com a legislação.

Organizar corretamente todas as informações é fundamental para conhecer a realidade da empresa e apresentar os resultados do último ano fiscal para os sócios e acionistas. Erros no recolhimento dos tributos ou nas obrigações acessórias geram penalidades, ou seja, cabe ao profissional planejar o calendário contábil e equilibrar as contas.

E aí, qual a sua dica para organizar as contas da empresa? Comente aqui no post!

Tags: escrituração contábil, lucro real, lucro presumido , simples nacional, ano fiscal, O que é ano fiscal?



Comentários
Newsletter

Receba nossa Newsletter

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.
Siga nosso Facebook

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2050
Sobre Loja A (SL A)
São Paulo - SP