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4 impactos do uso da inteligência artificial na contabilidade!

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  • 08/02/2019

4 impactos do uso da inteligência artificial na contabilidade!

A inteligência artificial na contabilidade já é uma realidade no Brasil e no mundo. Essa é uma tecnologia revolucionária que transformou a rotina de inúmeras empresas que se mantêm atualizadas tecnologicamente, multiplicando sua eficiência e produtividade.

Se você quer saber como ela é utilizada na prática, bem como quais são os impactos na contabilidade, então confira a leitura deste artigo. Aqui listamos os 4 principais benefícios da utilização da inteligência artificial nos escritórios e empresas contábeis e explicamos como ela está remodelando esse ramo!

Como as empresas utilizam a inteligência artificial?

A inteligência artificial consiste na capacidade das máquinas simularem o raciocínio de um humano. Apesar delas ainda não serem capazes de pensar de forma idêntica ao homem, os computadores analisam um grande volume de dados rapidamente e com precisão.

Graças a essa qualidade, as empresas podem contar com a tecnologia para diferentes utilidades, como:

  • machine learning: computadores aprendem sozinhos os comportamentos dos usuários;
  • assistente pessoal: auxiliam os usuários em tarefas simples como agendamento de reuniões, horário de visitas, tempo de viagem etc;
  • chatbots: reproduzem o comportamento humano no atendimento;
  • recomendações personalizadas: recomendam produtos aos clientes baseando-se nas suas experiências e pesquisas;
  • email: reconhecem automaticamente o que é spam ou tentativas de ataques e transferem essas mensagens para a lixeira.

Quais são os impactos da inteligência artificial na contabilidade?

1. Maior aproveitamento do tempo

Aplicativos que usam o machine learning replicam o comportamento humano no reconhecimento de nomes, numeração de documentos e avaliação da reação dos consumidores.

Isso faz com que o contador não se preocupe mais com atividades puramente burocráticas, estressantes e que tomam bastante tempo do trabalho. Como ele se dedicará mais às atividades mais importantes, há um melhor aproveitamento do tempo.

2. Atendimento de qualidade

Os chatbots e outras tecnologias de atendimento são fortes aliados para melhorar o relacionamento com o cliente. Permitem que a empresa forneça um suporte para o cliente em tempo integral, além de expandir os canais de comunicação para meios mais práticos, como o Messenger.

O melhor de tudo isso é que o atendimento não será robotizado, já que a inteligência artificial imita o comportamento humano e consegue interpretar diferentes mensagens dos clientes por computação cognitiva.

3. Formação de times de alta performance

Além de potencializar a produtividade da equipe com a automação de atividades burocráticas, os assistentes digitais auxiliarão suas tarefas ao consultar calendários, acionar alarmes, lembretes e outros recursos. Assim, eles não perderão prazos para envio das obrigações contábeis e compromissos.

A tecnologia também integra os dados do cliente, da empresa e do governo, o que torna a consulta e análise contábil mais práticas para o colaborador. Como se não bastasse, a tecnologia auxilia no desenvolvimento de estratégias, planejamentos e objetivos, já que se torna possível controlar um grande volume de dados rapidamente.

4. Criação de novas oportunidades de negócio

Com a tecnologia, os computadores são capazes de predizer cenários e situações com base nas informações passadas de fatores internos e externos do negócio. O gestor conseguirá mensurar a eficácia de estratégias de marketing e planos de ação antes de colocá-los em prática.

A inteligência artificial também pode identificar as oportunidades de negócios e simular cenários antecipadamente à sua adoção, assim o administrador sabe qual a decisão mais vantajosa possível para o sucesso empresarial.

Como a inteligência artificial deve remodelar a contabilidade?

O advento dessa tecnologia fez com que o profissional contábil despendesse menos tempo com atividades burocráticas, como cálculos de tributos, auditoria de lançamentos de entradas e saídas, agendamentos, controle de prazos etc.

O contador agora pode se dedicar a atividades complexas e gerar conteúdos relevantes para os clientes, como a elaboração de planejamentos, prestação de consultoria mais qualificada, auxílio na tomada de decisões, engajamento de clientes com a realização de eventos e muito mais.

Percebe-se que a inteligência artificial na contabilidade não veio para substituir o profissional, mas sim para auxiliá-lo em suas tarefas e fazer com que ele tenha mais tempo para exercer atividades que agreguem mais valor ao seu negócio!

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Tags: inteligência artificial



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