Confira 4 dicas para evitar problemas com o fisco - Artigo / Cursos Módulos

Confira 4 dicas para evitar problemas com o fisco

  • Cursos Módulos
  • /
  • 07/03/2019

Confira 4 dicas para evitar problemas com o fisco

legislação tributária brasileira está entre as mais complexas do mundo, o que exige dos empreendedores e diretores de empresas uma atenção redobrada para não ter problemas com o fisco. Não importa o tamanho do negócio ou o seu enquadramento — é necessária uma constante atualização para evitar as multas.

Apesar dessa dificuldade, existem alguns segredos para gerenciar os riscos e pagar todos os impostos do jeito correto. Afinal, essa é a única forma de escapar das autuações, que comprometem o caixa da empresa. Quer conhecer algumas dicas? Então continue a leitura!

1. Realize auditorias periódicas

A auditoria é uma forma de revisar a atuação da empresa e encontrar possíveis erros fiscais ou contábeis. Seu objetivo é revisar todos os processos e corrigir as pendências antes que elas sejam detectadas pelos órgãos públicos, mantendo o negócio dentro dos parâmetros da legislação.

Existem as auditorias internas, realizadas por profissionais da empresa, e as externas, em que auditores-fiscais sem vínculo trabalhista são contratados para trazer uma visão de fora. Seja como for, é fundamental que essas auditorias sejam constantes — não deixe para se preocupar somente quando houver indicativo de erros.

2. Faça denúncias espontâneas

Essa forma ainda não é tão conhecida pelos gestores, mas é uma solução para fugir das multas da Receita Federal. Quando a empresa perceber que houve um erro tributário, ela pode informar ao órgão de forma espontânea, o que exclui a sua responsabilidade e evita a penalização. Existem, porém, regras claras para realizar essa denúncia.

A primeira é que ela não vale depois de uma autuação da Receita, ou seja, esse aviso deve ser feito antes que as autoridades percebam e realizem um procedimento administrativo. Também é necessário quitar os tributos pendentes — o valor é definido pelo órgão.

3. Monte um calendário fiscal

Cumprir as datas para o envio das obrigações acessórias e realizar os pagamentos no prazo são a receita para escapar dos problemas com a Receita Federal. Atrasos não são tolerados e resultam em penalizações, portanto, ter esses períodos em mente é essencial para não ter surpresas.

Cabe aos responsáveis pela área fiscal montar um calendário com essas informações, que deve ser compartilhado com todos os outros profissionais. Nesse caso, ferramentas on-line — como planilhas ou programas de gestão de projetos — são os mais indicados para que todo mundo tenha esse acesso instantâneo.

4. Atualize os seus colaboradores sobre as regras

Por fim, como a legislação é complexa e passa por mudanças todos os anos, é provável que ações diferentes sejam tomadas. Por isso, para cumprir todas as obrigações, a sua equipe precisa ser atualizada sobre as regras por meio de treinamentos de conhecimentos específicos.

Caso a empresa utilize um sistema ou profissionais terceirizados na área de contabilidade, o ideal é que a sua equipe esteja em contato para manter um plano de ação integrado. Vale destacar, inclusive, que se a organização atua em estados diferentes, as leis são distintas e essas atualizações são ainda mais importantes.

Bom, aplicar os ensinamentos que vimos aqui é uma forma de evitar problemas com o fisco, o que pode complicar a situação financeira da empresa. Nesse sentido, o papel de um profissional desse setor é implementar uma gestão eficiente, que antecipe os possíveis erros e invista em tecnologia e atualização para manter a organização dentro das regras.

E aí, aprendeu com as nossas dicas? Para receber mais informações sobre a área contábil, aproveite agora para curtir a página da Cursos Módulos no Facebook!

Tags: fisco



Comentários

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2050
Sobre Loja A (SL A)
São Paulo - SP

(11) 3285-4620
 (11) 99517-1666 (WhatsApp)