Porque realizar Inventário e Avaliação patrimonial? - Notícias / Cursos Módulos

Porque realizar Inventário e Avaliação patrimonial?

  • 29/08/2018

 

Muitas empresas ainda tem dúvidas com a real necessidade e os benefícios dessa ferramenta de Gestão, vamos lá.

É de conhecimento, que a representatividade do Ativo Imobilizado (Ativo Fixo) geralmente é muito alto dentre as contas do Ativo quando estamos falando de Balanço Patrimonial, seja ele Societário ou mesmo Gerencial, diante disso, manter o controle detalhado, preferencialmente por centro de custos ou mesmo unidades de negócio é fundamental.

Os níveis de detalhamentos podem ser ainda maiores, com: números de series, detalhes de tamanhos, cores, fabricantes, marca/modelo, TAG, fotografias, centro de custos, unidades de negócios, usuários, entre outros.

Retomando a questão do Balanço Patrimonial, muitas vezes é comum encontrarmos o grupo de contas do Ativo Imobilizado com a Depreciação Acumulada quase que igual ao custo de aquisição, e isso é comum quando a gestão visa atender a legislação em vigor e realiza mensalmente a depreciação e se utiliza desse beneficio fiscalmente para deduzir os lucros gerados pela empresa, porém, quando falamos de apresentar um Balanço Patrimonial a terceiros a relevância do Ativo Permanente, torna-se irrelevante uma vez que os Ativos estão com os valores próximo de zero, diante da Depreciação Acumulada, nesse momento é de suma importância que a empresa se utilize do benefício da lei 11638/07 que permite uma única vez a realização da Reavaliação Patrimonial, hoje chamada de Valor Justo.

Essa pratica permite por meio de empresas especializadas e baseadas em laudos assinados por engenheiros e contadores, conforme normas da ABNT e IBAPE a realização da Avaliação Patrimonial, obedecendo as regras descritas nos CPC´s.

Após essa Avaliação, o Ativo Permanente, mais precisamente o Ativo Imobilizado, passara a figurar com valores expressivos, apresentando o real valor patrimonial da empresa, o que poderá garantir maior credibilidade em negociações junto a bancos, fornecedores, entre outros.

Vale conferir!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

AXS Consultoria Empresarial

Fonte: 


Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2050
Sobre Loja A (SL A)
São Paulo - SP

(11) 3285-4620
 (11) 99517-1666 (WhatsApp)