Afinal, quais os impactos do blockchain na contabilidade?

  • Cursos Módulos
  • /
  • 23/12/2019

Afinal, quais os impactos do blockchain na contabilidade?

Em razão das vantagens do blockchain na contabilidade, essa é uma das principais tendências do ramo para o futuro. A adoção das tecnologias pelas empresas está cada vez mais rápida (incluindo para empresas de pequeno e médio porte), o que torna fundamental que o profissional contábil se atualize e saiba como usar essa inovação para satisfazer as necessidades dos clientes e se destacar no mercado.

Apesar da importância do tema, muitos contadores não sabem como o blockchain impacta na profissão. Por essa razão, realizamos uma entrevista com Marcelo de Castro, professor da Cursos Módulos com mais de 26 anos de experiência nas áreas contábil, financeira, controladoria e tributária, com foco em multinacionais de médio porte. Veja o conteúdo da entrevista a seguir!

Entenda o que é blockchain

Basicamente, blockchain se trata de uma espécie de banco de dados que é compartilhada e armazenada por todos os usuários do sistema, formando uma cadeia de blocos. Isso significa que todos conseguem visualizar as transações efetuadas no sistema.

Por exemplo, você conseguirá saber se ocorreu uma negociação entre uma pessoa na Alemanha e outra no Japão. Não se pode conhecer todos os detalhes das transações pelo fato de os dados serem criptografados (são ilegíveis para terceiros), mas é possível constatar os envolvidos em cada troca.

A tecnologia se originou com a criptomoeda chamada Bitcoin. A sua finalidade era a de criar uma moeda que não fosse administrada por uma entidade ou governo, pois os dados são armazenados em diferentes servidores.

Além de descentralizar o controle, o blockchain também aumenta a segurança nas relações, já que é excepcionalmente difícil descriptografar ou alterar as informações. Seria preciso invadir simultaneamente os sistemas de todos os usuários para fazê-lo.

Compreenda a importância do blockchain

De acordo com Marcelo, é muito fácil associar o Blockchain às criptomoedas e ao Bitcoin, mas você deve entender que essa tecnologia tem inúmeras aplicações em diferentes setores, inclusive a contabilidade.

Quando foi criada a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), muitos falavam que era algo passageiro, mas ela se tornou uma ferramenta permanente e bastante segura, pois usa a assinatura eletrônica e, por isso, é muito difícil de fraudar, exemplifica o professor.

O entrevistado diz que o blockchain embarca na mesma ideia: é uma ferramenta bastante vantajosa e que se consolidará na rotina das empresas e contadores. A tecnologia já conta até mesmo com emissão de norma pela Receita Federal, que é a Instrução Normativa RFB n.º 1.888/2019.

Conheça os impactos do blockchain na contabilidade

Um dos fatores mais importantes do blockchain para a contabilidade é a segurança das informações, já que os dados não pertencem a uma única pessoa ou instituição financeira, mas a uma cadeia de blocos que são verificados por todos os usuários. Isso faz com que as informações não possam alteradas ou fraudadas, esclarece o professor.

Outro ponto relevante é a troca de dados em tempo real, permitindo que o registro de débitos e créditos durante as trocas com um determinado fornecedor seja feito instantaneamente, por exemplo.

Essa qualidade faz com que a accountability (conceito da controladoria que pode ser traduzido como fiscalização ou responsabilização) tenha mais transparência e se torne algo mais próximo a uma prestação de contas, explica Castro.

De acordo com Marcelo, antigamente era necessário fazer um grande volume de escriturações contábeis, o que deixava o departamento inchado. Mas graças ao avanço das tecnologias, o volume de profissionais diminuirá tanto nas empresas como nos escritórios.

Com a NFe, por exemplo, o fornecedor realiza as entradas de dados com mais segurança e menos erros, além de tornar a operação rastreável. O blockchain segue a mesma lógica, trazendo mais agilidade, economia e segurança ao departamento contábil.

Confira se o blockchain será viável para pequenas e médias empresas

Segundo o professor, o processo de implementação do blockchain acontecerá para empresas de todos os tamanhos, já que todas elas terão informações mais confiáveis e seguras. Além disso, é provável que a tecnologia seja aproveitada pelo Fisco em auditorias ou obrigações acessórias, já que o auditor ou o perito contábil precisa trabalhar com informações confiáveis.

Castro acredita que o blockchain deve atingir as corporações maiores primeiro, mas depois alcançará as empresas de todos os tamanhos.

Veja o estado atual do blockchain nas entidades

Embora exista um projeto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) junto ao Bradesco, Itaú e AB3 para usar informações compartilhadas desde o ano de 2017, a tecnologia ainda está em fase embrionária.

Porém, mesmo que ela esteja em um estágio inicial, ainda é importante que os escritórios e empresas se modernizem e treinem seu pessoal, ressalta Marcelo.

Em relação às transações de criptomoedas com o blockchain, elas já estão em um estado avançado e já existem bancos que operam com transmissão de valores em moedas digitais. Além disso, é possível fechar câmbio em poucas horas e sem custo.

Saiba como o contador pode se qualificar para o cenário do Blockchain

O professor não discorda que a tecnologia em geral é um risco à profissão, por isso que o contador precisa estar mais próximo e adequado à tendência. Isso permitirá que ele se diferencie dos concorrentes e seja mais requisitado pelas empresas.

Como o cenário do blockchain não é imediato, é necessário que o profissional se mantenha informado sobre notícias do setor para acompanhar seu desenvolvimento, recomenda Marcelo. Isso permitirá que ele se prepare quando o mercado começar a exigir conhecimentos sobre blockchain, já que os clientes procurarão os escritórios ou consultorias que já estão atualizados.

Conforme Marcelo, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) tem contribuído para o setor com a obrigatoriedade dos 40 pontos para o contador, exigindo que os profissionais se mantenham atualizados. Antes dessa imposição, os contadores somente se atualizavam perante uma nova legislação ou por força de uma certa obrigação.

Ele ressalta que a melhor forma de acompanhar as novidades tecnológicas (incluindo o blockchain), legislativas e mercadológicas é por meio da realização de cursos que ofereçam lições sobre as tendências atuais necessárias para que o profissional contábil se destaque, como a Cursos Módulos, em que Marcelo de Castro é professor.

Leia os diferenciais da Cursos Módulos

O entrevistado e seus colegas de trabalho têm uma vasta bagagem teórica e prática, pois a maioria dos professores da Módulos lida diariamente com problemas de seus clientes, permitindo que eles passem informações alinhadas à realidade do mercado. Ainda de acordo com Castro, os profissionais que buscam os professores da Módulos terão à disposição as melhores aulas disponíveis no mercado.

A aplicação do blockchain na contabilidade não é um futuro duvidoso ou distante, mas uma realidade que está se tornando cada vez mais próxima da rotina dos contadores, por isso é crucial fazer cursos de atualização na área.

Um dos cursos mais importantes para os profissionais atualmente é o de faturamento e emissão de notas fiscais. Confira nosso artigo que explica o porquê!

Propaganda Cursos Módulos
Pacote de 40 Pontos CRC

Nós somos capacitadora credenciada (CRC/SP: SP00130), e temos mais de 70 cursos presenciais pontuados e mais de 600 horas de cursos EAD.
Nossos cursos são válidos para todo Brasil.
Temos diferenciais exclusivos Cursos Módulos
Conheça nossos valores e mais informações, clicando abaixo:

Você pode degustar de vários cursos EADs pontuados gratuitamente. Escolha o curso que desejar e verifique se o mesmo possui este benefício.

Tags: blockchain , Bitcoin, criptomoedas , Nota Fiscal Eletrônica, NFe, Instrução Normativa RFB n.º 1.888/2019, accountability , Febraban, Conselho Regional de Contabilidade, CRC



Cursos Relacionados

Comentários
Newsletter

Receba nossa Newsletter

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.
Siga nosso Facebook
Tags Populares

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2050
Sobre Loja A (SL A)
São Paulo - SP